Renda extra: 10 ideias para ganhar dinheiro
Fazer uma renda extra é a melhor forma de sair do vermelho, ou seja, conseguir um dinheiro além do salário para pagar dívidas ou até mesmo para investir, sem comprometer o orçamento.
Graças à internet, existem várias formas de ganhar dinheiro de forma rápida e segura, seja cumprindo tarefas online ou vendendo produtos virtuais, por exemplo. Para te ajudar, reunimos 10 ideias de como fazer renda extra, então, não perca tempo e veja como começar!
Por Pagou Fácil
Sumário:
- 10 formas de fazer renda extra
- Programas de cartão de crédito
- Aplique em investimentos
- Monetização em redes sociais
- Responda pesquisas online
- Sites de Cashback
- Trabalhe como Freelancer
- Crie cursos e treinamentos online
- Ofereça consultoria online
- Tenha o seu E-commerce
- Revenda produtos
- Como organizar a renda extra?
10 formas de fazer renda extra
Para quem está em busca de fazer renda extra sem sair de casa, este guia traz várias opções de renda extra home office.
Desde as mais simples, como comprar em lojas com cashback, até a venda de produtos físicos ou virtuais, veja alguns exemplos de como aumentar seus ganhos:
- programas de cartão de crédito;
- investimentos;
- monetização em redes sociais;
- pesquisas online;
- sites de cashback;
- trabalhos freelancer;
- criação de cursos e treinamentos online;
- consultoria online;
- e-commerce próprio;
- revenda de produtos.
Programas de cartão de crédito
Várias instituições bancárias oferecem cartão de crédito com programas de benefício aos usuários. Um exemplo é o programa de pontos Itaú, no qual as compras realizadas com os cartões elegíveis acumulam pontuação, que pode até ser multiplicada em lojas parceiras.
Os pontos acumulados podem ser utilizados de várias formas, como:
- pagamento parcial da fatura do cartão de crédito;
- desconto em lojas parceiras, como farmácias e postos de gasolina;
- transferência para programas de milhas e compra de passagens aéreas;
- uso na loja virtual, com opção de complementar o valor com Pix ou cartão de crédito.
Logo, essa é uma forma de otimizar os seus gastos nos cartões, já que você recebe uma parte do que gastou de volta — só tenha cautela para não comprar mais do que precisa só pensando na pontuação!
Aplique em investimentos
Se você já tem um dinheiro guardado e quer fazer uma renda extra, ideias não faltam. Muitas pessoas optam por abrir um negócio ou comprar um bem que possa valorizar, mas uma alternativa mais simples e segura são os investimentos. Nesse caso, o valor fica protegido e pode aumentar com juros e rendimentos.
A maioria dos bancos já oferece a opção de criar uma conta como investidor no próprio aplicativo, onde você aplica o dinheiro conforme seu perfil e nível de risco que quer assumir, entre:
- títulos de renda fixa, como tesouro direto, CDB, LCI e LCA, que oferecem um bom retorno e menor risco;
- renda variável, incluindo ações, criptomoedas e fundos imobiliários, entre outros, onde há altas chances de retorno, mas maior risco de perdas.
Para preservar seu dinheiro e se proteger de eventuais perdas, o ideal é diversificar os investimentos. Além disso, se a intenção é ter uma reserva de emergência, cheque o prazo de retirada do investimento.
Monetização em redes sociais
Ganhar dinheiro nas redes sociais já não é uma exclusividade dos grandes influenciadores. Graças a redes como o TikTok, mesmo contas menores conseguem monetizar conteúdo em pouco tempo.
Os valores são pagos de acordo com o número de visualizações nos vídeos, por isso, é importante estar atualizado sobre o que faz sucesso na rede, para assim aumentar suas chances de viralizar.
Mesmo para quem não está confortável em se expor, há opções de criar vídeos sem aparecer, como os canais dark, que não mostram o usuário e publicam cortes de vídeos ou animações, que engajam os usuários e ajudam a página a crescer.
Para começar, aqui vão algumas dicas que podem ajudar a ter sucesso nas redes sociais:
- tenha um nicho bem definido, por exemplo, beleza, vida pessoal, receitas;
- crie narrativas interessantes para aumentar o tempo assistido, como vídeos com antes e depois;
- seja constante nas postagens.
Responda pesquisas online
Uma boa forma de fazer renda extra online é por meio de plataformas de pesquisas. Sites como PiniOn e LifePoints buscam consumidores para participar de enquetes sobre vários temas, como compras online, perfil de consumo e experiência de uso de um produto.
Para ganhar dinheiro respondendo pesquisas, o passo a passo é bem simples:
- faça o cadastro na plataforma, optando por aquelas que sejam confiáveis e bem avaliadas por outros usuários;
- complete as informações do perfil, que servem para direcionar as pesquisas compatíveis;
- responda às pesquisas disponibilizadas, o que leva entre 10 e 15 minutos.
O valor pago por cada pesquisa varia conforme a plataforma e a complexidade do questionário. Em algumas delas, é preciso acumular um saldo mínimo para pedir a transferência, que pode ocorrer via PayPal ou direto em conta.
Sites de cashback
Outra opção para ganhar renda extra na internet com as compras do dia a dia são os sites de cashback. Algumas opções populares, como Méliuz e PicPay, oferecem esse recurso, mas é importante conferir o regulamento para garantir o valor de volta.
Em alguns casos, o cashback só é válido se você faz a compra em um link específico, que direciona para o site parceiro; enquanto em outros, é preciso usar um código de desconto para validar a compra. Também há a opção de enviar sua nota fiscal pelo aplicativo.
Geralmente, há um prazo entre 30 e 90 dias até que o dinheiro fique disponível para retirada, por isso é importante ler com atenção os termos.
Trabalhe como freelancer
Essa é uma boa forma de gerar uma renda extra no tempo livre e complementar o salário ou comprar algo que você queira. Diversas áreas possuem vagas como freelancer o ano todo, veja:
- serviços, como em bares e eventos;
- design e marketing;
- tarefas administrativas;
- desenvolvimento de sites e programação;
- revisão de artigos e escrita.
Conforme a sua área de atuação e suas habilidades, busque essas vagas em plataformas como 99Freelas, Fiverr, LinkedIn ou outros sites de empregos.
Crie cursos e treinamentos online
Para quem busca como fazer uma renda extra na internet, uma boa sugestão é aproveitar o seu conhecimento para criar um curso ou treinamento online. Para começar, não precisa de muitos recursos, basta um celular com câmera de qualidade e tempo para gravar.
Várias plataformas de cursos online, como Hotmart, Eduzz e Kiwify, oferecem treinamentos gratuitos que ajudam novos produtores a divulgar e colocar seus infoprodutos à venda.
Se ainda está em dúvida sobre o que ensinar, observe se existe algo que as pessoas mais próximas sempre recorrem a você para resolver, ou algum tema que você tem conhecimento aprofundado.
Ofereça consultoria online
Outra opção para quem gosta de ensinar são as consultorias online, que podem ser temáticas.
Um profissional de RH pode orientar como montar um currículo e como se portar nas entrevistas. Já quem tem experiência em gestão, pode montar uma consultoria para empreendedores, que ensina os primeiros passos para estruturar um negócio.
Redes profissionais, como o LinkedIn, são um bom meio para divulgar esse serviço e mostrar que você tem experiência na área.
Tenha o seu e-commerce
Criar uma loja virtual pode render bastante para quem quer fazer renda extra, embora exija mais tempo e dedicação ao negócio
Várias plataformas permitem criar um e-commerce em poucos passos, mesmo para quem não tem experiência em programação ou não pode investir na criação de um site próprio, tais como:
- Olist;
- Shopify;
- NuvemShop;
- WooCommerce.
Os grandes marketplaces, como Amazon, Mercado Livre e Magalu, também permitem que vendedores anunciem seus produtos na plataforma, aproveitando a exposição e a confiabilidade que essas marcas já têm.
Nesses casos, é possível vender produtos próprios, artesanato ou até trabalhar com dropshipping, uma modalidade que não exige um estoque físico.
Revenda produtos
Vender produtos de marcas conhecidas pode ser mais fácil do que iniciar com um produto próprio. Diversas empresas oferecem essa possibilidade, como as do ramo de cosméticos (Natura, Avon e Boticário), ou outros ramos, como semijoias, perfumes e acessórios para casa.
Para ampliar as vendas, é possível divulgar nas redes sociais e grupos da região, além de trabalhar com produtos por filiação, que te garantem uma comissão por compras efetuadas no link indicado.
Como organizar a renda extra?
Além de saber como fazer renda extra, é preciso ter um bom planejamento financeiro para aproveitar bem esse valor adicional no orçamento.
O primeiro passo é ter clareza nos objetivos, ou seja, defina se quer usar o dinheiro para quitar dívidas, montar uma reserva de emergência ou juntar para comprar um bem ou realizar um sonho.
Em seguida, decida qual das opções melhor se encaixa na sua realidade. Se precisa complementar o orçamento ou sair do vermelho, a melhor opção é ter uma receita recorrente, como em trabalho freelancer ou em venda de produtos. Já se a intenção é ter um dinheiro sobrando no final do mês, aproveite cashbacks e tarefas online simples, que não tomam muito tempo.
Por fim, faça um controle dos valores que ganhar e, se não for usar de imediato, mantenha o dinheiro guardado. De preferência, opte por algum investimento que dê rendimento mínimo e estável.