Dívida negativada: veja o que é, consequências, consulta e o que fazer
Dívida negativada é quando uma pessoa não paga uma dívida no prazo, ou seja, quando o devedor deixa de cumprir com suas obrigações, como a fatura de cartão de crédito, financiamentos, assinatura de serviços, entre outros.
Entender o que é uma dívida em aberto e como proceder para limpar um nome sujo é o primeiro passo para quem deseja recuperar a saúde financeira.
Aqui, você vai aprender como consultar suas pendências e descobrir se uma dívida com mais de 5 anos pode ser negativada. Vamos lá?
Por Pagou Fácil

- O que acontece quando a dívida é negativada?
- Qual a diferença de dívida negativada para dívida atrasada?
- Quais são as consequências da dívida negativada?
- Como consultar dívida negativada?
- Como pagar a dívida negativada?
- Quanto tempo dura uma dívida negativada?
- Quanto tempo depois uma dívida negativada sai do registro de inadimplentes após paga?
- Como evitar dívidas negativadas em seu CPF?
- Quais outros tipos de dívidas existem?
O que acontece quando a dívida é negativada?
Quando a dívida é negativada, seu nome é incluído em cadastros de inadimplência e isso pode afetar bastante a sua vida financeira. A partir desse momento, seu acesso ao crédito começa a ser limitado.
Uma das primeiras mudanças é a dificuldade para conseguir aprovação para novos empréstimos e financiamentos ou até mesmo para comprar a prazo em lojas.
Dessa forma, seu score de crédito, que é a pontuação usada para medir sua capacidade de pagar dívidas, também fica mais baixo.
Dívida negativada suja o nome?
Sim, quando uma dívida é negativada, o seu nome fica sujo, ou seja, ele é incluído em órgãos de proteção ao crédito. Isso significa que a informação sobre a dívida em aberto fica registrada nesses sistemas.
Qual a diferença de dívida negativada para dívida atrasada?
Uma dívida é considerada atrasada quando o pagamento não foi efetuado até a data de vencimento combinada entre você e o credor.
Dessa forma, ele pode enviar notificações de cobrança e a aplicar multas ou juros sobre o valor devido. Porém, a dívida atrasada não afeta imediatamente o seu histórico de crédito quando só tem alguns dias ou semanas de atraso.
A principal diferença entre a dívida negativada e a dívida atrasada é essa: uma dívida só é considerada negativada quando ela é registrada nos órgãos de proteção, que acontece, geralmente, num período de 30 a 90 dias. Logo, toda dívida negativada é atrasada, mas nem toda dívida atrasada é considerada negativada.
Quando uma dívida atrasada se torna negativada, você fica com o nome sujo, ou seja, tem um impacto direto no seu score de crédito.
Quais são as consequências da dívida negativada?
A dívida negativada traz diversas consequências ruins para o devedor, impactando tanto sua vida financeira quanto suas oportunidades. Veja a seguir as principais consequências de ter uma dívida em aberto!
Restrições de crédito
Instituições financeiras tendem a recusar pedidos de empréstimos e financiamentos de pessoas com nome sujo, dado o risco elevado de inadimplência. Portanto, conseguir novos cartões de crédito, por exemplo, será muito difícil.
Impacto na contratação de serviços
A negativação afeta a reputação financeira do devedor, dificultando negociar melhores condições de pagamento ou conseguir crédito.
Dessa forma, alguns contratos, como aluguel de imóveis, linhas telefônicas e outros serviços, também podem ser recusados ou exigirem altos depósitos de segurança.
Impacto emocional e psicológico
A situação de dívida negativada pode gerar estresse, ansiedade e preocupação constante com suas finanças. A pressão para quitar dívidas pode afetar negativamente o seu bem-estar e a qualidade de vida da sua família também.
Ações judiciais
As empresas podem iniciar processos judiciais para recuperar a dívida, resultando em gastos com advogados e até bloqueios de bens ou contas bancárias — portanto, podem ser rigorosas as consequências de ter o nome sujo. Em casos de dívidas garantidas por bens, como imóveis ou veículos, você pode perdê-los.
Quando você descobre que uma dívida está negativada, pode parecer que a situação está fora de controle. Mas a boa notícia é que é possível resolver isso de forma simples e rápida.
O primeiro passo é entender o que está acontecendo com o seu nome. Para te ajudar, siga a seguinte jornada:
- consulte seu nome: primeiro, verifique em órgãos de proteção ao crédito e plataformas de autonegociação quais dívidas estão negativadas no seu nome;
- negocie a dívida: a melhor opção para resolver dívidas negativadas é negociar. Na nossa plataforma, por exemplo, você consegue condições melhores de pagamento e descontos exclusivos. Negociar é sempre o caminho mais vantajoso;
- faça o pagamento: após negociar, pague a dívida conforme o acordado e o novo prazo combinado. Depois de pago, o seu nome será limpo e retirado dos cadastros de inadimplência.
Como consultar dívida negativada?
Para consultar dívida negativada, basta seguir 3 passos simples na nossa plataforma online de autonegociação. Veja o passo a passo:
- primeiro, acesse nossa ferramenta para consultar seu CPF;
- em seguida, insira seus dados pessoais, como número de CPF, data de nascimento, telefone e endereço de e-mail;
- por fim, você verá se há dívidas em aberto, quais são os valores e ainda receberá descontos exclusivos para quitá-las.
Caso não encontre dívidas negativadas no nosso sistema, mas acredita que tem algum débito, você deve procurar a própria empresa credora e verificar a sua situação.
Como pagar a dívida negativada?
Pagar uma dívida negativada ficou mais simples com a nossa plataforma de pagamentos 100% online. Nela, é possível negociar dívidas com o Itaú e vários outros dos nossos parceiros com descontos de até 99%. Siga o seguinte passo a passo para pagar dívida negativada:
- entre no nosso site e insira seu CPF;
- selecione a dívida que deseja negociar;
- escolha a melhor proposta de acordo e avance a etapa;
- selecione uma das opções de pagamento (boleto, Pix ou cartão de crédito);
- negocie os melhores prazos de pagamento para você;
- finalize o processo e quite sua dívida!
Quanto tempo dura uma dívida negativada?
Uma vez negativada, a dívida pode permanecer registrada nos órgãos de proteção ao crédito por até cinco anos, a menos que seja quitada antes desse prazo.
Dívida negativada caduca?
Sim, a dívida negativada caduca após cinco anos, quando o nome do devedor é removido dos órgãos de inadimplência. Assim, o histórico de crédito do devedor não exibirá mais essa dívida específica.
Isso também significa que o credor não pode mais processar o devedor na Justiça. No entanto, a dívida com mais de 5 anos pode ser cobrada de maneira informal. Isso porque a dívida caducada não desaparece, ela continua registrada no Banco Central até ser paga.
Ou seja, você ainda pode enfrentar dificuldades para conseguir crédito no futuro, uma vez que demora para conseguir de novo uma boa pontuação no score.
- Veja também: vale a pena pagar dívida caducada?
Depois de paga, quanto tempo demora para uma dívida sair do cadastro de inadimplentes?
Após o pagamento da dívida, o prazo para remover a dívida é de até 5 dias úteis. Isso significa que quando o valor do acordo é pago, os órgãos de proteção ao crédito atualizam a informação no sistema.
Mas, caso o seu nome continue negativado, você pode entrar em contato com a empresa credora e mostrar seu comprovante de pagamento para corrigir o erro.
Como evitar dívidas negativadas em seu CPF?
Uma das melhores formas de evitar a negativação das dívidas é sempre consultar seu CPF para detectar qualquer irregularidade ou até fraudes.
Por meio da consulta em nosso sistema, você pode monitorar mudanças no seu histórico de crédito e identificar rapidamente dívidas esquecidas.
Quais outros tipos de dívidas existem?
Nem todas as dívidas são iguais. As chamadas “dívidas boas” podem ajudar a alcançar objetivos de longo prazo. Já as “dívidas ruins” são aquelas que não trazem retorno e causam alto grau de endividamento.
O importante é saber como administrar cada uma delas para não comprometer sua saúde financeira. Veja quais são os principais tipos de dívidas que existem:
- dívidas bancárias: no geral, são empréstimos pessoais e dívidas de cartão de crédito. Essas dívidas podem ser boas ou ruins, dependendo de como foram usadas e dos juros cobrados;
- dívidas de financiamentos: estão relacionados à compra de imóveis ou veículos. São consideradas dívidas “boas” quando usadas para adquirir bens que têm valor a longo prazo;
- dívidas tributárias: são impostos não pagos, como IPTU, IPVA ou débitos com a Receita Federal. Essas dívidas podem gerar multas e juros, tornando-se mais caras. Além disso, esse tipo de dívida não prescreve;
- dívidas estudantis: costumam ser financiamentos para pagar a faculdade. Dependendo das condições, podem ser dívidas boas, já que um diploma pode trazer retorno financeiro no futuro.
Renegocie sua dívida negativada com Pagou Fácil
Se você está com uma dívida negativada e a situação financeira está difícil, a negociação é, sem dúvidas, a melhor solução.
Com o Pagou Fácil, você tem a chance de negociar diretamente com os credores e conseguir parcelamentos acessíveis que cabem no seu bolso.
Na nossa ferramenta online, você pode encontrar descontos de até 99% em todos os tipos de dívidas. Isso significa que, em vez de pagar o valor total, você pode quitar a dívida por um valor muito menor, aliviando seu orçamento. Incrível não é?
Aproveite a chance de limpar seu nome e recuperar sua tranquilidade!
Estes artigos também podem te interessar: