Dívida negativada: o que é, como consultar e limpar o seu nome

A dívida negativada é uma realidade enfrentada por muitos brasileiros. Essa condição pode trazer uma série de consequências, como dificuldade para ganhar crédito, realizar financiamentos ou até mesmo conseguir um emprego.

Entender o que é uma dívida em aberto e como proceder para limpar um nome sujo é essencial para quem deseja recuperar a saúde financeira.

Veja os passos para consultar dívidas negativadas e se uma dívida com mais de 5 anos pode ser negativada. Vamos lá?

Por Pagou Fácil

mulher no computador preocupada com as dívidas

O que é dívida negativada?

Dívida negativada, também conhecida como dívida em aberto ou inadimplência, é quando uma pessoa não pagou uma dívida no prazo.

Ou seja, quando o devedor deixa de cumprir com suas obrigações financeiras, como o pagamento de uma fatura de cartão de crédito, um empréstimo pessoal, financiamentos, assinatura de serviços, entre outros.

Quando a dívida é negativada, o seu nome é incluído em cadastros de inadimplentes, como SPC, Serasa e outros órgãos de proteção ao crédito.

Qual a diferença de dívida negativada para dívida atrasada?

Uma dívida é considerada atrasada quando o pagamento não foi efetuado até a data de vencimento combinada entre você e a empresa.

Dessa forma, o credor pode enviar notificações de cobrança. Além disso, pode começar a cobrar multas ou juros sobre o valor devido. Porém, a dívida atrasada não afeta imediatamente o seu histórico de crédito quando só tem alguns dias ou semanas de atraso.

A principal diferença entre a dívida negativada e a dívida atrasada é essa: uma dívida só é considerada negativada após um período de 30 a 90 dias. Logo, toda dívida negativada é atrasada, mas nem toda dívida atrasada é considerada negativada.

Quando uma dívida atrasada se torna negativada depois de um tempo, você fica com o nome sujo, ou seja, tem um impacto direto no seu score de crédito.

Quais são as consequências da dívida negativada?

A dívida negativada traz diversas consequências ruins para o devedor, impactando tanto sua vida financeira quanto suas oportunidades. Veja a seguir as principais consequências de ter uma dívida em aberto!

Restrições de crédito

Instituições financeiras tendem a recusar pedidos de empréstimos e financiamentos de pessoas com nome sujo, dado o risco elevado de inadimplência. Portanto, conseguir novos cartões de crédito será muito difícil.

Impacto na contratação de serviços

A negativação afeta a reputação financeira do devedor, dificultando negociar melhores condições de pagamento ou conseguir crédito.

Dessa forma, alguns contratos, como aluguel de imóveis, linhas telefônicas e outros serviços, também podem ser recusados ou exigirem altos depósitos de segurança.

Impacto emocional e psicológico

A situação de dívida negativada pode gerar estresse, ansiedade e preocupação constante com a suas finanças. A pressão para quitar dívidas pode afetar negativamente o seu bem-estar e a qualidade de vida da sua família também.

Ações judiciais

As empresas podem iniciar processos judiciais para recuperar a dívida, resultando em gastos com advogados e até bloqueios de bens ou contas bancárias. Em casos de dívidas garantidas por bens, como imóveis ou veículos, você pode perdê-los.

Saiba mais sobre as consequências de ter o nome sujo.

Quanto tempo dura uma dívida negativada?

Uma vez negativada, a dívida pode permanecer registrada nos órgãos de proteção ao crédito por até cinco anos, a menos que seja quitada antes desse prazo.

Dívida negativada caduca?

Após cinco anos, o nome do devedor é removido dos órgãos de inadimplência. Assim, a dívida caduca nesses sistemas, e o histórico de crédito do devedor não exibirá mais essa dívida específica.

Isso significa que o credor não pode mais processar o devedor para obter o pagamento pela Justiça. No entanto, a dívida não desaparece, ela continua de pé até ser paga.

Além disso, embora a dívida seja removida dos órgãos de proteção ao crédito, o impacto negativo no histórico do devedor pode persistir nos registros do Banco Central.

Ou seja, você ainda pode enfrentar dificuldades para ganhar crédito no futuro, uma vez que demora anos para conseguir de novo uma boa pontuação no Score.

No caso de financiamentos ou empréstimos, os bancos ainda podem conferir a dívida no Registrato do Banco Central.

Como saber se estou negativado?

Para saber se você está negativado, basta seguir alguns passos na nossa plataforma online de autonegociação e recuperação de crédito:

  • acesse a ferramenta;
  • insira seus dados pessoais, como número de CPF, data de nascimento, telefone celular e um endereço de e-mail;
  • em seguida, você verá se tem dívidas em aberto com empresas parceiras, quais são os valores e ainda receberá condições para negociar a dívida.

Caso você não encontre dívidas negativadas no nosso sistema, mas acredita que tem algum débito, você deve procurar a própria empresa credora e verificar a sua situação.

Consultar CPF

Como pagar a dívida negativada?

Pagar dívidas negativadas ficou mais simples com a nossa plataforma de pagamentos, desenvolvida para auxiliar as pessoas a acertarem seus débitos de forma rápida, segura e 100% online.

Nela, é possível negociar dívidas com o Itaú e outros credores com descontos de até 99%! Você pode quitar faturas atrasadas de cartão de crédito, compras em lojas, empréstimos, financiamentos antigos e muito mais.

Você ainda tem diversos meios de pagamento, como boleto, Pix ou cartão de crédito, e também pode negociar prazos mais fáceis para você.

Negociar Dívidas

Como evitar dívidas negativadas em seu CPF?

Uma das melhores formas de evitar a negativação das dívidas é estar sempre consultar seu CPF para detectar qualquer irregularidade ou até fraudes.

Por meio da consulta em nosso sistema, você pode monitorar mudanças no seu histórico de crédito e identificar rapidamente dívidas esquecidas. Não deixe para depois e tenha o controle da sua vida financeira!

Estes artigos também podem te interessar:

Consultar minhas dividas agora