Conta para menor de 18 anos: tudo o que você precisa saber

Abrir uma conta para seu filho menor de 18 anos é uma ótima maneira de ensinar educação financeira desde cedo e garantir maior autonomia para jovens em seus gastos e economias. Com diversas opções disponíveis, é importante entender as vantagens e as limitações desse tipo de conta, além dos critérios para sua abertura. 

Aqui você vai saber quais são as opções disponíveis, os benefícios e como abrir uma com segurança. Confira!

Por Pagou Fácil

uma menina menor de 18 anos comemorando a conta aberta

Sumário

Por que abrir uma conta para menor de 18 anos?

Abrir uma conta bancária para menores de 18 anos pode ser uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades financeiras e autonomia desde cedo. Veja alguns dos benefícios que seu filho pode ter ao abrir uma conta!

Conhecimento de educação financeira

Ao abrir uma conta bancária, os jovens aprendem a importância da educação financeira, uma vez que passam a se relacionar com os principais conceitos de finanças, como juros e tarifas.

Esse contato direto com o sistema bancário ajuda a desmistificar muitos temas e ensina, na prática, como lidar com dinheiro. 

Autonomia e responsabilidade

A conta permite ao jovem monitorar seus gastos e receitas por conta própria, o que ajuda a desenvolver uma visão de suas finanças. Esse acompanhamento é fundamental para ele entender o conceito de responsabilidade financeira.

Preparação para a vida adulta

Uma conta bancária ajuda a preparar o menor para os futuros desafios da vida adulta, como gerenciar contas, economizar para emergências e planejar investimentos.

Quanto mais cedo seu filho estiver acostumado a lidar com dinheiro de forma consciente, mais facilmente ele alcançará a independência financeira. 

Ao ter um entendimento básico de como o sistema bancário funciona, ele estará melhor preparado para abrir outros tipos de conta (conta-salário, por exemplo), lidar com pagamentos de faculdade ou aluguel e tomar decisões estratégicas no futuro.

Mais participação nas finanças familiares

Quando o jovem tem educação financeira, ele também pode se engajar de forma mais ativa nas finanças da família. Afinal, entendendo de onde vem o dinheiro, como é gerido e qual é o valor real dos bens, ele criará a consciência de ajudar nas contas de casa.

Desenvolvimento de hábitos de poupança

Ter uma conta bancária incentiva o jovem a poupar desde cedo. Com a supervisão dos pais, ele pode aprender a importância de guardar dinheiro para alcançar objetivos.

Afinal, a conta possibilita a transferência de uma parte da mesada ou do dinheiro que recebe para uma poupança. Com esse hábito, o jovem pode criar metas para comprar um eletrônico, economizar para uma viagem, tirar a habilitação etc.

Como abrir uma conta para menores de 18 anos?

O processo para abrir uma conta bancária para menores de 18 anos pode variar de banco para banco, mas, de forma geral, segue um passo a passo comum.

Se você é o responsável legal do jovem, é preciso acompanhar o menor durante o processo e fornecer a documentação necessária.

Antes de tudo, você deve escolher o banco de sua preferência, verificando se a instituição oferece contas específicas para menores de idade. Após isso, acesse o site do banco ou visite uma agência para entender os detalhes. 

O primeiro passo é reunir a documentação, como:

  • identificação do menor (RG ou CPF);
  • comprovante de residência com o nome do responsável;
  • identificação do responsável legal (RG, CPF ou CNH).

Em alguns bancos, o processo pode ser feito online, basta enviar fotos dos documentos e preencher os dados solicitados por meio do aplicativo ou site. Em outros casos, pode ser necessário comparecer pessoalmente à agência para assinar os formulários.

Além disso, o responsável também terá o controle sobre a conta, podendo monitorar as transações, definir limites de uso e até permitir ou bloquear determinadas operações.

5 melhores bancos para abrir uma conta para menores de 18 anos

Definir a instituição financeira que oferece melhores condições para esse tipo de conta é o primeiro passo de aprendizado para o menor, que precisa ser dado acompanhado do responsável. Dentre as possibilidades, destacam-se o Itaú, Inter, Next, BTG Pactual e Nubank.

1. Itaú

Alguns bancos tradicionais também oferecem conta para menor de 18 anos. Um exemplo deles é o banco Itaú, um dos nossos parceiros, disponível para diversas propostas de negociação de dívidas, como as de cartão de crédito.

O Player’s Bank é uma conta digital gratuita do Itaú, voltada principalmente para o público jovem e gamer, dos 14 anos até os 17 anos. Em suma, ela é gratuita e digital e oferece algumas vantagens exclusivas, como:

  • sem tarifas de manutenção e transferências gratuitas entre contas Itaú;
  • opção de cartão de débito;
  • atendimento via Discord para jovens gamers;
  • descontos em plataformas de games, como PlayStation e Xbox;
  • saldo com rendimento de renda fixa, sendo 100% do CDI;
  • limite diário de movimentação para controle dos pais.

2. Banco Inter

O Banco Inter oferece duas opções de conta para menores de 18 anos: a Conta Kids e a Conta You. Ambas são contas digitais e não cobram tarifas.

A Conta Kids é voltada para crianças e só pode ser aberta pelo responsável legal por meio do aplicativo do Inter. Com a supervisão dos pais, elas podem usar o cartão de débito ou fazer investimentos de renda fixa.

Já a Conta You é destinada a adolescentes entre 12 e 17 anos e foi criada com o intuito de dar mais autonomia para essa faixa etária. Ela possui funcionalidades mais avançadas, mas ainda sob supervisão dos pais ou responsáveis.

3. Next

A NextJoy é uma conta digital para menor de 18 anos, conectada ao banco Next, que permite aos responsáveis monitorar as finanças.

Utilizando personagens da Disney para incentivar a educação financeira das crianças, a conta oferece recursos como controle de mesada, missões e tarefas. 

Além disso, inclui cartão de débito, Pix, recarga de celular e transferências gratuitas entre pais e filhos, além de descontos com lojas parceiras, como Cinemark e CNA. No entanto, para abrir uma conta para menores, é necessário ser cliente Next.

4. BTG Pactual

O BTG Pactual oferece duas opções de contas para crianças a partir dos 8 anos: a Conta Banking e a Conta de Investimentos

A Conta Banking permite movimentações com cartão de débito, transferências via Pix, saques e pagamento de boletos — sem tarifas de manutenção.

Além disso, também é possível aproveitar crédito para games e os pais podem cadastrar Pix recorrente como mesada, definir limites de uso e receber notificações em tempo real.

Já a Conta de Investimentos oferece produtos de renda fixa e variável, como CDBs e fundos, e os menores podem investir com a supervisão dos pais até os 16 anos.

5. Nubank

No Nubank, os menores de 10 a 17 anos podem abrir uma conta com a ajuda dos pais, contanto que um deles também seja cliente do banco. Depois de abrir a conta pelo aplicativo, o menor poderá usar:

  • cartão de débito;
  • transferências gratuitas via Pix;
  • recarga de celular;
  • saques em caixas eletrônicos;
  • caixinhas Nubank para investimentos;
  • proteção contra roubos com o “Modo Rua”.

Em suma, o processo de abertura é simples, basta o responsável acessar o ícone “Conta para menores de 18” no app Nubank, preencher os dados do filho e, por fim, finalizar o cadastro por e-mail.

Agora que você entendeu como pode abrir uma conta para um menor de 18 anos, que tal aprender mais sobre educação financeira para você e sua família?

Para te apoiar na organização financeira, criamos um curso de educação financeira 100% online e gratuito. Você aprenderá os principais conceitos de finanças, como dicas para casal, planilhas de controle de gastos e muito mais!

Com mais de 25 anos de experiência na recuperação de crédito, ajudamos famílias a negociar dívidas com condições especiais e descontos exclusivos. Aproveite esta oportunidade. Inscreva-se agora!

Consultar minhas dividas agora