Consultar conta de luz pelo CPF: o seu guia simples e rápido
Consultar a conta de luz pelo CPF é uma maneira prática e rápida de manter o controle das finanças pessoais, além de evitar problemas com a conta de energia.
Com esse controle, você mantém seu histórico de pagamento em dia e ganha acesso facilitado a crédito e opções melhores de financiamento dos bancos, que valorizam bastante o pagamento das contas básicas na hora de avaliar o seu perfil financeiro.
Sabe o melhor? Com a internet, você pode consultar suas contas de luz pelo CPF em poucos minutos, sem necessidade de falar com ninguém nem se deslocar a nenhum lugar. Legal, né? Mostraremos aqui como consultar conta de luz pelo CPF nos sites das principais distribuidoras de energia do Brasil!
Por Pagou Fácil
Sumário:
- Como consultar sua conta de luz pelo CPF na ENEL?
- Como consultar sua conta de luz pelo CPF na CPFL?
- Como consultar sua conta de luz pelo CPF na Light?
- O que fazer quando cortam a luz por falta de pagamento?
- Como evitar contas de luz em atraso?
Como consultar sua conta de luz pelo CPF na ENEL?
A ENEL é uma distribuidora de energia que atua em 3 estados: São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro:
- entre no site da ENEL;
- selecione o seu estado de residência;
- entre na Agência Virtual e faça o login com o seu CPF;
- logado, vá até a seção Minha Conta e clique em “Contas e Pagamentos”.
Assim, suas contas a pagar aparecerão e você poderá imprimir a segunda via para efetuar o pagamento.
Como consultar sua conta de luz pelo CPF na CPFL?
A CPFL, uma das principais distribuidoras do país, atua em 4 estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul:
- acesse a página de serviços online da CPFL;
- use seu login e senha. Caso não tenha, basta se cadastrar e preencher os seguintes dados: nome completo, CPF, endereço, número de instalação e e-mail;
- uma vez cadastrado, vá em “Débitos e segunda via”;
- selecione a conta desejada e escolha entre imprimir, salvar ou enviar por e-mail.
Como consultar sua conta de luz pelo CPF na Light?
A Light, uma das distribuidoras mais antigas do país, opera em 31 municípios cariocas, incluindo a cidade do Rio de Janeiro.
Para consultar sua conta de luz com o CPF na Light, basta seguir os passos abaixo:
- acesse a Agência Virtual Light;
- faça o login com o seu CPF ou e-mail e senha. Caso não esteja cadastrado, clique em “Ainda não tem senha? Clique aqui”;
- para criar sua conta, informe seu CPF e o código Light presente na sua conta de energia;
- informe o restante dos dados solicitados e crie uma senha de acesso;
- uma vez logado, vá em “Segunda via/débitos”;
- escolha a conta desejada e decida entre “download” ou “pagar online”.
O que fazer quando cortam a luz por falta de pagamento?
Segundo a lei, não há um número mínimo de contas em aberto que permita o corte. Antes, porém, elas devem notificá-lo da existência pendências 15 dias antes de cortarem a energia.
Geralmente esse aviso é feito na própria conta de luz, então fique atento a ela para não deixar passar uma notificação do tipo.
Uma vez notificado, você pode realizar o pagamento ou renegociar suas dívidas com a companhia no prazo de 15 dias para regularizar a situação e evitar o corte. Caso não consiga pagar ou renegociar os débitos, a companhia poderá cortar sua luz.
Mas existem regras para isso: o corte só pode ser feito durante o horário comercial, entre 8h e 18h. Além disso, a Aneel estabelece que o desligamento não pode ser feito às sextas, sábados, domingos e feriados (nem na véspera).
Uma vez cortada, a energia só será religada após o pagamento dos débitos. Após quitar a dívida, você deve procurar a companhia de energia para notificá-la da quitação e solicitar a religação.
Após essa notificação, a companhia deve restaurar sua energia em até 24h em áreas urbanas e 48h em zonas rurais.
Como evitar contas de luz em atraso?
Além do corte, você ainda pode ficar com o nome sujo pelo atraso, causando uma série de outros problemas. Fique por aqui e veja maneiras de não passar por essa situação horrível de ter a luz desligada.
Programe-se corretamente
Crie estratégias que te ajudem a lembrar da data do vencimento da conta. Como as faturas chegam sempre no mesmo período do mês, você pode colocar um alerta no celular para lembrá-lo da data de vencimento.
Além disso, você pode definir a data de vencimento que deseja e lhe seja mais confortável para realizar o pagamento.
Também dá para colocar a opção de débito automático para pagar a conta de luz. Assim, o valor será sempre debitado automaticamente do seu banco caso haja saldo disponível, simplificando o seu dia-a-dia e te livrando de problemas desnecessários.
Monte um planejamento financeiro
É essencial montar um bom planejamento financeiro para organizar os seus gastos mensais. Isso fará com que você consiga montar uma reserva de emergência para momentos de necessidade.
Neste sentido, a primeira ação a ser tomada é entender qual é a sua situação financeira atual. Veja quais são os seus principais gastos, se não há dívidas no seu CPF e, caso haja, busque renegociá-las o mais rápido possível.
Veja quem são os “vilões” da sua conta de luz
Cortar desperdícios é a melhor maneira de não receber uma bomba no fim do mês. Sabe aquele ventilador que fica ligado na tomada o dia todo, a luz acesa sem necessidade, o banho longo, a TV ligada sem ninguém assistindo, o carregador do celular sempre na tomada…
São pequenas ações do dia a dia, mas que causam um grande impacto na conta de energia. Cortando esse tipo de desperdício, seu bolso agradece.
Se você quiser garantir que não há nenhum débito em aberto no seu nome, consulte o seu CPF em nossa plataforma e renegocie suas dívidas com até 99% de desconto!