Conta poupança: tudo o que você precisa saber

A conta poupança é, de longe, a aplicação financeira mais popular entre os brasileiros. Segundo uma pesquisa da Anbima, cerca de 23% dos investidores no país optam pela poupança como forma de guardar seu dinheiro. 

Afinal, o que torna a poupança tão atrativa para tanta gente? Neste artigo, você vai descobrir o que é e como funciona a conta poupança e entender se vale mesmo a pena investir seu dinheiro nela. Vamos lá?

Por Pagou Fácil

 

Sumário

O que é a conta poupança?

A conta poupança é um tipo de conta bancária voltada para guardar dinheiro, permitindo que o saldo seja investido e gere rendimentos ao longo do tempo. Ela é utilizada principalmente por quem deseja economizar ou fazer uma reserva financeira, ganhando juros sobre o valor depositado.

Os bancos são obrigados a não cobrar tarifas para as aplicações ou para a manutenção da poupança. Além disso, os juros da conta poupança para pessoas físicas são isentos de Imposto de Renda.

Como funciona a conta poupança?

A conta poupança funciona como um investimento de baixo risco. O dinheiro depositado gera lucros baseados na taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, e também pela Taxa Referencial (TR), definida pelo Banco Central.

Desde 2012, o rendimento da conta poupança funciona assim:

  • quando a taxa Selic está acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% sobre o dinheiro depositado + a Taxa Referencial (TR);
  • quando a taxa Selic está igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a conta poupança rende 70% da Selic + a Taxa Referencial (TR).

O rendimento da poupança é calculado a cada 30 dias, contados a partir do dia do depósito, que é chamado de “aniversário” da poupança. Por exemplo, se você fizer um depósito no dia 5 do mês, o rendimento vai cair só no dia 5 do mês seguinte.

Quais as diferenças entre a conta poupança e a conta corrente?

A poupança e a conta corrente (CC) são dois tipos de contas bancárias com propósitos diferentes. A poupança é voltada para guardar dinheiro e gerar rendimentos, enquanto a conta corrente é para você movimentar dinheiro diariamente.

Ela é ideal para pagar contas, fazer compras e transferências. Ao contrário da poupança, a CC não gera rendimentos, costuma ter tarifas de manutenção e custos adicionais para serviços, como o TED (transferência eletrônica disponível).

Quais as vantagens da conta poupança?

Existem várias vantagens que fazem da poupança uma escolha popular, pois é perfeito para quem deseja economizar sem muitas complicações:

  • facilidade para abrir e investir — a conta é fácil de abrir, sem a necessidade de comprovação de renda ou análise de crédito. Além disso, não tem tarifas de manutenção, o que torna acessível para todos os bolsos;
  • liquidez diária — o dinheiro depositado na poupança pode ser sacado a qualquer momento, sem perder o valor principal investido. O que é ótimo quando se precisa de dinheiro para emergências;
  • segurança com o FGC — os depósitos em poupança são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até o limite de R$ 250.000,00 por instituição financeira e CPF. Ou seja, você tem segurança financeira em casos de falência do banco;
  • investimento de baixo risco — a poupança é um investimento de renda fixa, com risco mínimo. Portanto, é uma opção segura para quem prefere não se expor às variações do mercado financeiro.

Quais as desvantagens da conta poupança?

Apesar de suas vantagens, a conta poupança tem o rendimento mais baixo entre os investimentos. Principalmente em cenários de alta inflação ou de taxas de juros baixas, como quando a Selic está abaixo de 8,5% ao ano.

Enquanto isso existem outros investimentos que podem gerar mais lucro e ainda são seguros, como CDB (certificado de depósito bancário) e Tesouro Direto. 

Para quem é indicado abrir uma conta poupança?

Abrir uma conta poupança é indicado para pessoas que desejam começar a economizar agora. Ou seja, é um investimento perfeito para iniciantes que preferem evitar riscos financeiros e que ainda estão aprendendo sobre finanças.

Aliás, como a poupança não exige análise de crédito nem comprovação de renda, é uma ótima opção para jovens, menores de idade ou pessoas com o nome sujo.

Se você vive a realidade do “nome sujo” e tem enfrentado restrições de crédito, negociar suas dívidas pode ser a solução ideal para você!

Com a nossa plataforma, você pode quitar suas dívidas 100% online, de graça e sem precisar sair de casa. Você também pode receber descontos exclusivos de até 99%. Basta consultar seu CPF e receber propostas de várias empresas! 

Leia também: a importância da educação financeira.

Como abrir uma conta poupança?

Abrir uma conta poupança é bem simples e pode ser feito tanto em uma agência bancária quanto online, por meio de aplicativos.

O primeiro passo é escolher a instituição financeira onde quer abrir a conta. Depois disso, siga os seguintes passos:

  1. reúna os documentos necessários, como identidade com foto, CPF e comprovante de residência recente, pode ser conta de água, luz ou telefone. Alguns bancos podem existir comprovante de renda;
  2. em seguida, vá até uma agência do banco com os documentos em mãos e preencha alguns formulários. Se for pelo app do banco, busque pela opção de abertura, preencha seus dados e envie fotos dos documentos digitalizados;
  3. após a análise dos documentos e dados pessoais, você precisará assinar o contrato de abertura da conta, que pode ser digital;
  4. alguns bancos podem exigir um depósito inicial para ativar a conta, então verifique qual é o valor mínimo;
  5. após a abertura da conta, você receberá o número da sua conta, a agência e, às vezes, um cartão físico. Com esse cartão, você pode fazer saques e consultas em caixas eletrônicos e agências.

Educação financeira é com o Pagou Fácil

Você começou a investir na conta poupança, mas não sabe como administrar esse dinheiro e nem tem clareza de como alcançar seus objetivos financeiros?

Nosso curso de educação financeira vai te ensinar a importância do planejamento financeiro, além de ajudar a criar uma reserva de emergência.

Você vai aprender, sem custos, os conceitos essenciais de finanças e dicas incríveis para colocar no dia a dia da sua família. Confira alguns dos conteúdos que você terá:

  • como diagnosticar sua situação financeira;
  • como renegociar suas dívidas;
  • quais são os vilões das finanças pessoais;
  • como controlar seus gastos;
  • planilhas gratuitas para controle de despesas domésticas.

Inscreva-se agora!

Consultar minhas dividas agora