Planejamento financeiro: guia completo para suas finanças pessoais

Planejar as finanças e o orçamento de uma família pode parecer uma tarefa difícil por causa da imensa responsabilidade intrínseca a essa atividade. Mas quem não quer garantir uma vida financeira estável e sem surpresas desagradáveis ao longo do caminho? Com um bom planejamento financeiro isso é possível.

Neste guia completo, vamos explorar o que é planejamento financeiro, os diferentes tipos que você pode aplicar em sua vida e como você pode criar e seguir um plano financeiro eficaz.

Por Pagou Fácil

Mulher se planejando financeiramente

O que é planejamento financeiro?

Planejamento financeiro é, basicamente, o processo de organização de suas finanças para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo. Já pensou em um plano que ajude você com suas receitas, planejamento de despesas, investimentos e a negociar dívidas de maneira eficaz?

Esse é o real intuito, além de estabelecer metas para conquistar sonhos como a casa própria, aquela viagem para um país almejado ou aquele curso para alavancar sua carreira.

Quais são os tipos de planejamento financeiro?

Para se planejar financeiramente, há algumas maneiras que dependem do momento e de cada situação.

Planejamento financeiro pessoal

Voltado para as necessidades financeiras individuais, esse tipo de planejamento envolve o pensamento para a criação de um orçamento, com uma gestão financeira pessoal das dívidas, dos investimentos e dos recursos garantidos para a aposentadoria.

Aqui, o que vale são os objetivos de cada um, sem considerar a família, cônjuges e afins. Mesmo para quem vive com outras pessoas, pode ser importante ter um planejamento próprio.

Planejamento financeiro familiar

Agora para o ambiente familiar, o planejamento financeiro não só é recomendado como se faz praticamente uma necessidade. É a organização pessoal acrescida da organização de outras pessoas da casa, o que torna a atividade mais complexa.

Aqui, o planejamento envolve a administração conjunta do que entra e do que sai de dinheiro, além de considerar grandes despesas pela frente, como educação dos filhos, a compra de uma casa e a preparação para emergências.

Diferentemente do pessoal, é importante considerar neste tipo de planejamento as necessidades e metas de todos os membros da família e criar uma unidade de plano, abarcando tudo em uma só organização financeira.

Planejamento financeiro empresarial

Pensado especificamente para CNPJs, a gestão das finanças de uma empresa envolve um nível de complexidade muito maior e, obviamente, demanda conhecimentos mais detalhados de administração, como controle de orçamento, fluxo de caixa, planejamento tributário e estratégias de investimento.

O objetivo é parecido com o de uma família, porém, aqui o importante é manter a empresa sempre com uma gestão eficiente e buscando maximizar os lucros e os retornos sobre os investimentos feitos ao longo da jornada empresarial.

Qual é a importância do planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é aquele tipo de coisa que, quando se faz, não dá para viver sem. Afinal, quando é bem feito, dá a visibilidade de um caminho claro para alcançar as metas financeiras e conquistar sonhos que seriam inimagináveis sem educação financeira.

A famosa reserva de emergência, quando se cria um fundo para imprevistos, deve ser a prioridade de um planejamento financeiro, garantindo que o inesperado não bata à porta com você sem nenhum dinheiro na conta.

Basicamente, o planejamento financeiro resulta em uma vida financeira saudável e sem grandes preocupações, seguindo os princípios de uma boa psicologia financeira.

Como fazer um planejamento financeiro?

Agora que já sabemos sobre sua importância, você deve estar se perguntando se há um passo a passo claro para começar um planejamento financeiro. Boa notícia: tem sim! E já reunimos abaixo para você.

1. Avalie sua situação financeira atual

O primeiro passo para um planejamento financeiro eficaz é entender a situação financeira e o contexto atual sobre seu patrimônio. Quais são suas fontes de renda? Quais são as despesas fixas e variáveis?

Essa análise ajuda a identificar onde você está gastando mais do que deveria e onde pode economizar. Com isso, cria-se uma base sólida para seguir adiante na organização da sua vida financeira.

Além disso, é importante começar um curso de educação financeira para trazer mais conhecimentos nessa primeira etapa.

2. Crie um orçamento

O próximo passo é criar um orçamento, que nada mais é do que um plano detalhado sobre os gastos em diferentes categorias, como aluguel e contas, alimentação, lazer, educação, entre outras.

Aqui vai uma dica muito importante: estabeleça metas para cada categoria e ajuste seu orçamento pessoal conforme necessário para garantir que o dinheiro dê conta e, ainda por cima, sobre para investir.

3. Monitoramento e ajustes

Depois disso, será preciso criar o hábito de monitorar suas finanças regularmente. Será que o caminho desenhado anteriormente está sendo mantido? Esse deve ser o principal questionamento nesta etapa. Acompanhe seus gastos, adote hábitos de consumo consciente, compare-os com o orçamento e faça ajustes quando for necessário.

Ferramentas de planejamento financeiro

Na internet, há várias ferramentas e recursos disponíveis que podem ajudar no planejamento financeiro. Os aplicativos de gerenciamento financeiro, que podem ser baixados nas lojas virtuais dos smartphones, permitem acompanhar os gastos, muitas vezes de forma automática e com um layout simples e convidativo.

Para aqueles que são mais avessos à tecnologia, o bom e velho caderninho de anotações é sempre muito bem-vindo. O importante é manter-se atualizado sobre seus gastos e entender a importância da educação financeira.

Investimento e planejamento financeiro

O planejamento financeiro está, também, muito ligado ao ato de poupar dinheiro e investir. Se há boa organização, haverá espaço de sobra para investir e traçar estratégias de aplicação financeira que condizem com os objetivos de curto, médio e longo prazo.

É importante aqui, como primeiro passo, definir o perfil de investimento, isto é, quanto de risco você estaria disposto a correr para conseguir lucros no mercado financeiro. Avaliando esse ponto, ficarão mais claros os tipos de investimentos que se adequam a esse perfil.

Planejamento financeiro é a chave para a estabilidade

Institucionalizar o planejamento financeiro, seja pessoal ou familiar, seja em uma empresa, é primordial para deixar a vida financeira saudável e, principalmente, não acumular grandes preocupações. Dessa forma, o dinheiro será suficiente para pagar as contas e também para atingir objetivos de vida importantes no longo prazo.

Consultar minhas dividas agora